quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A TORCIDA LUTA PRA EMPURRAR O TIME

O jogo do Vilhena mobilizou todas as torcidas nacionalinas. Eis aqui algumas das ações das torcidas para o jogo que classificou o NAÇA:

APAIXONAÇA: estreou o bandeirão de 60 X 22 metros. Pela manhã foi realizada a possa da nova diretoria, foi apresentado o bandeirão, que contém os nomes de torcedores que contribuíram para o bandeirão, além de jogadores que se destacaram com o manto azulino e outras homenagens a torcedores e personalidades nacionalinas. à tarde, a torcida não se intimidou com o dilúvio que desabou sobre Manaus, e o bandeirão foi estendido na ARENAÇA, marcando território que já é do NACIONAL, e sendo o destaque da partida. O bandeirão foi destaque antes e depois da partida na imprensa e nas redes sociais.


Bandeirão na ARENAÇA. Foto: Marcus Beviláqua.

NAÇA JOVEM: realizou a campanha do MAIS UM, para que cada membro trouxesse um novo torcedor. Muita festa nas arquibancadas, mesmo embaixo de chuva.

NARRAÇA: realizou por iniciativa própria durante a semana que antecedeu ao jogo uma campanha de PANFLETAGEM, na Ponta Negra e outros locais da cidade. A campanha consistia na abordagem pessoal do público e entrega de um informativo sobre o jogo. A recepção do público foi calorosa, e a campanha recebeu destaque na imprensa e nas redes sociais.

LEÕES DA AMAZÔNIA: mesmo com a campanha de papel picado prejudicada pela chuva, que inviabilizou o uso da maior parte do papel, tomou a inciativa desta produção de material, que não é fácil. Parabéns pela iniciativa.

Parabéns a todas as torcidas nacionalinas pelo empenho vencedor.  

NOTA: Repudiamos veementemente o ato ilícito e violento cometido contra a Narraça durante panfletagem na Arena da Amazônia na véspera da partida contra o Vilhena. Não vamos nos aprofundar nos fatos, pois as providências legais cabíveis estão em andamento para punir os elementos. A ATON se colocou à disposição da Narraça para auxiliar no que for necessário, inclusive com apoio jurídico, caso necessário.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

NACIONAL X VILHENA - jogo de volta

NACIONAL X VILHENA




VALORES :
MEIA - 20,00 REAIS
INTEIRA - 40,00 REAIS
CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS NÃO PAGA! DESDE QUE PROVE SUA IDADE COM DOCUMENTO NA ENTRADA DO ESTÁDIO.
PONTOS DE VENDAS :
* SPORT LINE NELL; (7 DE SETEMBRO)
* CORTEZ CAMBIO TURISMO; (BOULEVARD)
* SEDE DO NACIONAL (ADRIANOPOLIS )

Partida válida pela COPA VERDE. Jogo de volta. Na partida de ida, o Nacional venceu por 1 x 0, gol do zagueiro Maurício Leal. O torneio vale vaga na Copa Sul Americana.


domingo, 8 de fevereiro de 2015

I SEMINÁRIO DE TORCIDAS ORGANIZADAS DO AMAZONAS


Foi realizado no dia 07/02/2015 o I Seminário de Torcidas Organizadas do Amazonas, promovido pela ATON. O evento contou com presença de representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Fundação Vila Olímpica, SEJEL e FAF, torcidas organizadas dos principais clubes que disputam o campeonato amazonense de futebol, incluindo, é claro todas as torcidas organizadas filiadas à Aton - NARRAÇA, APAIXONAÇA, LEÕES DA AMAZÔNIA, NAÇA JOVEM e ÁGUIA DE AÇO, além da caçula GUERREIROS DA VILA. 
Intervenção do delegado da Apaixonaça, Natan Castro, foi um dos mais ovacionados - e polêmicos - do Seminário. 

Após cada uma das palestras houve sessão de perguntas aos representantes das organizadas. O conteúdo do seminário será sistematizado para elaboração de uma pauta de reivindicações das torcidas amazonenses junto às autoridades, com relação ao desempenho e segurança das torcidas e do público que honra o futebol baré nos estádios. Também foi lançada a ideia da Associação de Torcidas do Amazonas, que com certeza será sistematizada em breve.

A avaliação geral foi de que o Seminário foi extremamente positivo, ao possibilitar construir uma pauta comum de interesses entre as torcidas, e de demonstrar que as torcidas amazonenses estão dispostas a colaborar com o sucesso do futebol amazonense dentro e fora dos estádios. 

Representantes das principais organizadas do Amazonas estiveram presentes ao evento promovido pela ATON.
O palestrante da PM enfatizou a metodologia aplicada na Copa do mundo e possível repercussão das mesmas no barezão 2015.

Palestra dos representantes dos Bombeiros focou na segurança e prevenção de acidentes. Polêmica quanto ao uso de fumaça nos estádios.

O Presidente da FAF pronunciou-se em nome da entidade e também foi um dos mais acionados por perguntas durante todo o Seminário. 


Discurso do Professor Malízia: um dos mais aplaudidos, tem conhecimento sólido da tradição e cultura do futebol amazonense.

Discurso do Secretário Executivo Ricardo Marrocos: informações valiosas sobre a relação da SEJEL e o futebol profissional amazonense.


Ao final os participantes reuniram-se em confraternização no coquetel



Vem aí a ATORG-AM (nome sugerido pra a associação de torcidas do amazonas).


Parabéns a todas as torcidas do Nacional, às torcidas dos clubes coirmãos do Nacional, à PM, Bombeiros, FAF, FVO e SEJEL pela disposição em construir soluções para resgatar o futebol profissional do Amazonas. 

Parabéns ao Secretário-Geral da Aton, LULA BASTOS, pela concepção e liderança deste projeto, e também parabéns aos diretores RICARDO NASCIMENTO, PAULO CABRAL, ao tesoureiro FÁBIO RAFAEL e ao vice-presidente WILLIAM SILVA, por apoiar e empregar seu tempo de forma incondicional para o sucesso deste evento que trará bons frutos não apenas ao nosso amado NACIONAL FUTEBOL CLUBE, mas a todo o futebol amazonense.

MANAUS, 08/02/2015
MAURICIO GAMA
PRESIDENTE DA ATON.





sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

I SEMINÁRIO DE TORCIDAS ORGANIZADAS DO AMAZONAS

A ATON, está promovendo o I Seminário de Torcidas Organizadas do Amazonas. O evento contará com a participação de torcidas organizadas dos clubes que disputam o campeonato de futebol profissional do Amazonas em 2015. Serão ministradas palestras de diversos órgãos e entidades ligadas ao futebol profissional, como PM, Bombeiros, FAF, FVO, UFAM e outros (CONFIRA O PROJETO DO SEMINÁRIO AO FINAL DA POSTAGEM). Ao final das palestras será aberto espaço para a manifestação das torcidas, através de seus delegados.

O Seminário ocorrerá no dia 07/02/2015, sábado, de 8 às 13h no auditório da Escola Estadual Divina Providência, localizada na Rua Cruzeiro, SN, bairro da Betânia (CONFIRA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA, AO FINAL DA POSTAGEM).

Este evento é de interesse direto de todas as torcidas, torcedores e das demais entidades envolvidas com o futebol profissional do Amazonas. Trata-se de um espaço para, além da troca de informações e esclarecimentos, buscar soluções e melhorias para o futebol profissional do Amazonas.

Contamos com a participação de todos.

INFORMAÇÕES: 

(92) 99114-6621 - Luís Bastos
(92) 99363-4546 - Mauricio Gama

LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DIVINA PROVIDÊNCIA:



PROJETO SOCIAL DO SEMINÁRIO (TEXTO INTEGRAL):


ASSOCIAÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO NACIONAL FC – ATON

PROJETO SOCIAL
PRIMEIRO SEMINÁRIO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO AMAZONAS

COORDENADORES
Maurício Gama
Presidente da ATON
Lula Bastos
Secretário Geral da ATON

EQUIPE DE SISTEMATIZADORES
Maurício Gama
Presidente da ATON
William Silva
Vice-Presidente da ATON
Lula Bastos
Secretário Geral da ATON
Fábio Rafael
Diretor Financeiro da ATON
Paulo Cabral
Diretor de Comunicação da ATON
Ricardo Nascimento
Diretor de Ações Sociais e Eventos da ATON

Manaus – 2015

JUSTIFICATIVA: 

O Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2015 terá seu início na segunda quinzena do mês de fevereiro e contará com a participação de 10 clubes cujas torcidas estarão apoiando suas respectivas agremiações, incondicionalmente, durante todo o decorrer do certame que tem o encerramento previsto para o mês de junho.
Serão cinco meses de intensa movimentação nos estádios do interior e da capital amazonense. O regulamento do campeonato prevê a realização de pelo menos 96 partidas de futebol que culminará com a grande final marcada para o estádio Arena da Amazônia Vivaldo Lima.
Com os clubes formando suas equipes fortalecidas, com bons elencos, o campeonato pressupõe uma acirrada disputa pelo título máximo e sugere que fora de campo, nas arquibancadas, as torcidas farão um espetáculo à parte. Esse espetáculo é sempre regado a gritos de incentivo, cantos de ordem, coreografias e até desafios à torcida adversária, promovidos frequentemente, pelas torcidas organizadas que frequentam os estádios.
Vivemos um tempo em que as torcidas organizadas dos clubes brasileiros tornaram-se verdadeiros “exércitos de combatentes”. As discussões e confrontos exacerbados entre torcidas organizadas adversárias tem se tornado motivo de grande repercussão na mídia nacional e internacional.
Na tentativa de encontrar soluções a fim de minimizar as ocorrências negativas proporcionadas por uma minoria que frequenta as arquibancadas dos estádios de futebol e, ao mesmo tempo, discutir e negociar com as autoridades locais que administram os jogos nos estádios a melhor forma de fomentar o espetáculo nas arquibancadas sem prejuízo às pessoas e/ou instituições que estiverem envolvidas no evento, deliberou-se pela realização de um seminário onde todas as partes interessadas poderão opinar e decidir em comum acordo.


OBJETIVOS

Objetivo geral: Identificar e apontar a origem e as principais causas das ocorrências litigiosas que envolvem as torcidas organizadas nos estádios durante os jogos de futebol e discutir os meios mais viáveis para evitar e/ou prevenir possíveis acontecimentos dessa natureza. Viabilizar condições para garantia de melhores espetáculos promovidos pelas torcidas no interior dos estádios.
  
Objetivos específicos: 
  1. Discutir sobre a demanda de fatos prejudiciais ao bom desempenho das torcidas nos estádios, como: brigas, confrontos, ameaças, agressões, etc;
  2. Propor políticas e estratégias básicas de segurança preventiva para os dias de jogos;
  3. Promover palestras sobre segurança, comportamento e educação nos estádios, ministradas por especialistas no assunto;
  4. Debater sobre a importância do material utilizado pelas torcidas organizadas e sua liberação e/ou proibição no interior dos estádios.



PÚBLICO ALVO: Membros de torcidas organizadas e “torcedores comuns” de todos os clubes do Amazonas, imprensa esportiva e simpatizantes do futebol amazonense.


METODOLOGIA:
  1. Cada torcida organizada que estiver presente deverá indicar um membro de sua torcida para representá-la durante o evento.
  2. Serão ministradas palestras abordando cada tema de acordo com a especialidade do respectivo convidado. Ao final de cada palestra será aberto debate entre os representantes de torcida e o palestrante.
  3. Os representantes das torcidas organizadas poderão emitir, de acordo com o tema, sugestões que entenderem ter relevância dentro do assunto proposto.
  4. Poderão ser firmados acordos e compromissos entre as partes debatedoras, no ato, ou em sessão posterior de acordo com a necessidade.
  5. Os comentários, opiniões e decisões serão sistematizados pela Equipe de Sistematizadores, que produzirão um relatório síntese das discussões do tema.

 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
  1. Credenciamento dos representantes de torcida organizada;
  2. Palestra sobre o tema “Segurança”;
  3. Debate sobre o tema;
  4. Palestra sobre o tema “Social-Educativo”;
  5. Debate sobre o tema;
  6. Discurso do representante da FAF;
  7. Discurso do representante da Administração dos estádios – SEJEL;
  8. Debate sobre o tema “Materiais de uso das torcidas 

ATENÇÃO: a reprodução e uso deste conteúdo requer autorização.