I SEMINÁRIO DE TORCIDAS ORGANIZADAS DO AMAZONAS
A ATON, está promovendo o I Seminário de Torcidas Organizadas do Amazonas. O evento contará com a participação de torcidas organizadas dos clubes que disputam o campeonato de futebol profissional do Amazonas em 2015. Serão ministradas palestras de diversos órgãos e entidades ligadas ao futebol profissional, como PM, Bombeiros, FAF, FVO, UFAM e outros (CONFIRA O PROJETO DO SEMINÁRIO AO FINAL DA POSTAGEM). Ao final das palestras será aberto espaço para a manifestação das torcidas, através de seus delegados.
O Seminário ocorrerá no dia 07/02/2015, sábado, de 8 às 13h no auditório da Escola Estadual Divina Providência, localizada na Rua Cruzeiro, SN, bairro da Betânia (CONFIRA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA, AO FINAL DA POSTAGEM).
Este evento é de interesse direto de todas as torcidas, torcedores e das demais entidades envolvidas com o futebol profissional do Amazonas. Trata-se de um espaço para, além da troca de informações e esclarecimentos, buscar soluções e melhorias para o futebol profissional do Amazonas.
Contamos com a participação de todos.
INFORMAÇÕES:
(92) 99114-6621 - Luís Bastos
(92) 99363-4546 - Mauricio Gama
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DIVINA PROVIDÊNCIA:
PROJETO SOCIAL DO SEMINÁRIO (TEXTO INTEGRAL):
ASSOCIAÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO NACIONAL FC – ATON
PROJETO SOCIAL
PRIMEIRO SEMINÁRIO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS DO AMAZONAS
COORDENADORES
Maurício Gama
Presidente da ATON
Lula Bastos
Secretário Geral da ATON
EQUIPE DE SISTEMATIZADORES
Maurício Gama
Presidente da ATON
William Silva
Vice-Presidente da ATON
Lula Bastos
Secretário Geral da ATON
Fábio Rafael
Diretor Financeiro da ATON
Paulo Cabral
Diretor de Comunicação da ATON
Ricardo Nascimento
Diretor de Ações Sociais e Eventos da ATON
Manaus – 2015
JUSTIFICATIVA:
O Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2015 terá seu início na segunda quinzena do mês de fevereiro e contará com a participação de 10 clubes cujas torcidas estarão apoiando suas respectivas agremiações, incondicionalmente, durante todo o decorrer do certame que tem o encerramento previsto para o mês de junho.
Serão cinco meses de intensa movimentação nos estádios do interior e da capital amazonense. O regulamento do campeonato prevê a realização de pelo menos 96 partidas de futebol que culminará com a grande final marcada para o estádio Arena da Amazônia Vivaldo Lima.
Com os clubes formando suas equipes fortalecidas, com bons elencos, o campeonato pressupõe uma acirrada disputa pelo título máximo e sugere que fora de campo, nas arquibancadas, as torcidas farão um espetáculo à parte. Esse espetáculo é sempre regado a gritos de incentivo, cantos de ordem, coreografias e até desafios à torcida adversária, promovidos frequentemente, pelas torcidas organizadas que frequentam os estádios.
Vivemos um tempo em que as torcidas organizadas dos clubes brasileiros tornaram-se verdadeiros “exércitos de combatentes”. As discussões e confrontos exacerbados entre torcidas organizadas adversárias tem se tornado motivo de grande repercussão na mídia nacional e internacional.
Na tentativa de encontrar soluções a fim de minimizar as ocorrências negativas proporcionadas por uma minoria que frequenta as arquibancadas dos estádios de futebol e, ao mesmo tempo, discutir e negociar com as autoridades locais que administram os jogos nos estádios a melhor forma de fomentar o espetáculo nas arquibancadas sem prejuízo às pessoas e/ou instituições que estiverem envolvidas no evento, deliberou-se pela realização de um seminário onde todas as partes interessadas poderão opinar e decidir em comum acordo.
OBJETIVOS
Objetivo geral: Identificar e apontar a origem e as principais causas das ocorrências litigiosas que envolvem as torcidas organizadas nos estádios durante os jogos de futebol e discutir os meios mais viáveis para evitar e/ou prevenir possíveis acontecimentos dessa natureza. Viabilizar condições para garantia de melhores espetáculos promovidos pelas torcidas no interior dos estádios.
Objetivos específicos:
- Discutir sobre a demanda de fatos prejudiciais ao bom desempenho das torcidas nos estádios, como: brigas, confrontos, ameaças, agressões, etc;
- Propor políticas e estratégias básicas de segurança preventiva para os dias de jogos;
- Promover palestras sobre segurança, comportamento e educação nos estádios, ministradas por especialistas no assunto;
- Debater sobre a importância do material utilizado pelas torcidas organizadas e sua liberação e/ou proibição no interior dos estádios.
PÚBLICO ALVO: Membros de torcidas organizadas e “torcedores comuns” de todos os clubes do Amazonas, imprensa esportiva e simpatizantes do futebol amazonense.
METODOLOGIA:
- Cada torcida organizada que estiver presente deverá indicar um membro de sua torcida para representá-la durante o evento.
- Serão ministradas palestras abordando cada tema de acordo com a especialidade do respectivo convidado. Ao final de cada palestra será aberto debate entre os representantes de torcida e o palestrante.
- Os representantes das torcidas organizadas poderão emitir, de acordo com o tema, sugestões que entenderem ter relevância dentro do assunto proposto.
- Poderão ser firmados acordos e compromissos entre as partes debatedoras, no ato, ou em sessão posterior de acordo com a necessidade.
- Os comentários, opiniões e decisões serão sistematizados pela Equipe de Sistematizadores, que produzirão um relatório síntese das discussões do tema.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- Credenciamento dos representantes de torcida organizada;
- Palestra sobre o tema “Segurança”;
- Debate sobre o tema;
- Palestra sobre o tema “Social-Educativo”;
- Debate sobre o tema;
- Discurso do representante da FAF;
- Discurso do representante da Administração dos estádios – SEJEL;
- Debate sobre o tema “Materiais de uso das torcidas
ATENÇÃO: a reprodução e uso deste conteúdo requer autorização.